sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Mais Fotos.

Como prometido, achei o cabo usb da câmera e agora estou postando as fotos dos serviços que descrevi ontem:

Esse foi o preenchimento do quadro, se vc olhar uns três posts atrás, vai notar a diferença na espessura da chapa onde o descanso lateral é fixado, ficou muito bom o serviço, aguenta mais trinta anos, só está um pouco oxidado, pois tem chovido muito aqui na minha região.
Essas duas fotos são da nova solda do paralama, se vc procurar nos posts mais antigos, vai ver que tava muito ruim, acreditem, melhorou bastante, agora é só dar um trato com massa que nem vai aparecer.
E por último, a foto da peça que mais me interessava no cambio que eu comprei, o eixo secundário, onde vai o pinhão. Se vc procurar tbm nos posts mais antigos, vai ver que o pinhão está soldado diretamente no eixo. Semana que vem isso muda.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Maldito cabo usb...

Bom pessoal, hoje to sem fotos pq perdi o cabo usb da minha câmera desde semana passada, ontem eu consegui por o tutorial ali embaixo pq peguei a maquina da minha prima emprestada.

Hoje chegou pelos correios o câmbio que eu havia encomendado no mercado livre, em perfeito estado mesmo sendo usado. E ontem eu busquei o quadro com enchimento de solda na chapa de fixação do descanso lateral e o paralama traseiro ressoldado, e que diferença... por ser feito de uma chapa muito fina foi soldado com TIG, o chassi foi preenchido com MIG. Não teno idéia do preço ainda pq o soldador me conhece desde moleque, e qdo eu perguntei qto ele desconversou. Não faz mal, terei mais serviços pra ele e depois que terminar, passo um 'borrachudo' pra ele, hehehe.

E não se preocupem, logo que eu encontrar o cabo da câmera posto fotos dos serviços aqui.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Tutorial: Desmontando as Bengalas.

Faz tempo desde a última postagem hein? Pois bem, resolvi desmontar as bengalas pra polir os copos enquanto num entra uma grana pra ir dando continuidade no projeto e o cambio novo num chega. Tô postando pra vcs todo o processo de desmontagem da bengala da CB, deve servir pra maioria das motos, já que naum muda muita coisa do sistema de uma pra outra.

Primeiro de tudo, aconselho a fazer isso com as bengalas ainda montadas na moto, mas como já havia desmontado tudo, o jeito foi improvisar mesmo.

O primeiro parafuso a ser solto é esse aí da foto, fica em baixo da bengala. Se não me engano usa uma allen 6. Qdo vc soltar ele a mola interna é solta, por isso é aconselhavem que seja frito numa bancada com a bengala na posição horizontal, evitando que alguma parte caia no chão.
Deixe escorrendo o óleo em um vasilhame, não precisa ter pressa.
(depois eu coloco a foto na posição certa)

Com uma chave de fenda retire a proteção do retentor

Vc vai ver essa imagem:

Faça uma limpeza leve com uma estopa ou pedaço de papel higienico.
Em seguida retire a trava do retentor com uma chave de fenda.
Agora vc olha pro retentor e pensa: Fudeu!

Tem tres formas de tirá-lo dalí, a primeira é destruindo ele com uma chave de fenda ou talhadeira, mas não valeria o trabalho do tutorial, a segunda é levar no mecanico e pagar uma grana, tbm não vale o tutorial... Agora a grande sacada que não econtrei na internet e resolvi postar pra vcs. Tava esquecendo, geralmente o parafuso allen que solta as partes da bengala fica agarrado por causa da sujeira com graxa e óleo, coloque uma chave de fenda dentro da bengala e balance pra cima e pra baixo até que o parafuso saia.
Agora, como espero que vc não tenha um saca retentor em casa, arrume uma panela pequena de preferencia velha, encha com água e ponha no fogo. Deixe a bengala cozinhando lá até começar a formar bolhas no fundo da panela, deve estar a mais ou menos 90 graus.

Como o copo da bengala é de aluminio e a alma do retentor é de aço, o aluminio dilata mais que o retentor com o calor, então ele sai mais macio. Cuidado quando for pegar a peça pq vai estar quente, aconselho o uso de uma flanela ou pano de prato velho. Não tenho foto dessa parte pq tem que ser rápido, antes que o conjunto comece a esfriar de novo.


Agora é só usar uyma chave de boca de bom tamanho como alavanca e tirar o retentor, seguindo o movimento:
é só usar a beirada do copo como apoio e a chave como alavanca

Agora é só desenroscar o bujão superior da bengala. Se vc estiver com a suspensão montada fica mais fácil, se não, prenda o tubo na parte inferior da mesa para te dar mais apoio.
Aqui parece que a chave é em polegadas, pq a 17 fica apertada e a 18 fica frouxa, o jeito foi usar uma chave inglesa, que comprei para desmontar as mesas do quadro
quando já tiver folgado o bujão, pode soltar o tubo da mesa, assim vc poderá ter mais liberdade para terminar o serviço. Depois de solto o bujão, vc terá aceeso à mola principal
Então agora é só tirar a flauta
As vezes a peça de aluminio que fica na extremidade da flauta prende, tente bater com algo macio como madeira, o cabo da chave de fenda ou um martelinho de pvc se vc tiver
Só fica mais uma peça no tubo que é onde fica alojada a flauta, mas como não sei como retirá-la dali e nem preciso que ela saia, ela vai ficar lá
Depois é só lavar tudo com gasolina e montar denovo, como ainda vou ter que dar um acabamento nos copos, só vai ter tutorial da montagem daqui a umas tres semanas mais ou menos.

Uma dica importante na hora da montagem é não misturar as peças da bengala esquerda com a da direita, pois com o passar do tempo as peças vão se ajustando umas as outro por desgaste natural.



Fiz este tutorial pois não encontrei na internet onde mostrasse como retirar os retentores sem ferramenta específica e sem destruí-los, espero que os amigos aproveitem.

Só peço que se forem postar em algum fórum ou outro blog, coloquem o link ou me dê os créditos, ok?

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Escolhi a cor dela.

Hoje escolhi a nova cor da minha moto. Já faz muitos dias que mandei as peças para pintura, porém nós não achamos a cor original. O jeito foi escolher no catálogo. Depois de olhar várias tonalidades diferentes pra motos Honda, escolhi una cor que saiu na 450 DX de 89 a 91, muito bonita por sinal.

E mais um trabalho que apareceu. Depois de desmontá-la, percebi que o descanso lateral, durante quase trinta anos raspando na chapa onde é fixado, fez um desgaste bem acentuado na mesma. Sendo assim, o próximo passo antes da pintura do quadro é fazer um enchimento com solda para que dura mais trinta anos.

Detalhe da parte do quadro onde é fixado o descanso lateral. Reparem no desgaste da ponta da chapa provacado pelos anos de uso.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Quase lá

Hoje quase terminei de desmontar a motoca. Pra começar, um parafuso allen que não era original e estava muito apertado fez o favor de estragar a ponta da minha chave, que era de camelô, então saí pra comprar outra perto de casa mas só achei o jogo completo feito na China, pelo menos tirou o parafuso do lugar. A única coisa que me atrapalhou mesmo foi tirar o cavalete, porque precisei ir no serralheiro ver se arranjava um pedaço de tarugo pra sacar o eixo do lugar. Fora isso o único problema é a zona que tá na varanda de casa, pq eu não tenho muito espaço pra trabalhar nem pra colocar peças.


A solução é desmontar e encaixotar as peçasmaiores pra driblar a falta de espaço.



Nem dá pra acreditar que se juntar tudo (menos o rodo) vira uma moto...

domingo, 11 de janeiro de 2009

Domingo improdutivo

Hoje eu dei uma saída, então a única coisa que fiz foi descer o motor da CB. O que foi muito difícil de fazer, pois além dele ter um jeito certo de tirar, é muito pesado e tive que fazer isso sozinho. Amanhã eu termino de desmontá-la.

Motor da CB no chão. Difícil foi convencê-lo a descer...

Foto do pinhão preso com solda. Vou ter que trocar o eixo pq não quero ter que esmerilhar e soldar toda vez que trocar o kit.

sábado, 10 de janeiro de 2009

Desmontagem total!

Hoje comecei a desmontar a CB, provavelmente terminarei amanhã. Depois começa a brincadeira de procurar peças, mandar peça pra cromagem, retificar o motor... Toda a dor de cabeça a que se tem direito. Sem falar da minha mãe reclamando da mancha de graxa no piso, hehe.






E a medida em que eu vou desmontando a moto, vou achando mais surpresas. Hoje descobri que o pinhão é soldado no eixo, além de vários parafusos desiguais e as borboletas do afogador que não se fechavam quando acionadas. Amanhã posto foto do pinhão soldado, nã tirei hoje pq estava com a mão muito suja na hora.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Peças Despachadas!

Hoje mandei as primeiras peças para a pintura, espero que estejam prontas logo.


Primeira remessa de peças.


Agora sim é uma naked.

Pára-lama traseiro com um cordão de solda mal feito, vulgo cocô de pombo.

sábado, 3 de janeiro de 2009

Campanha nacional contra o Cerol.

Boa noite pessoal.

Eu sei que sai do foco desse blog, mas é um assunto importante. A questão é o uso do cerol em linhas de pipa. Essa campanha é antiga, há uma comunidade no Orkut e talz (http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=9391996), só que os chamados 'pipeiros', ainda insistem em defender seu uso, desenvolvendo variações ainda mais perigosas, como por exemplo a 'linha chilena', que é ensinada a fazer em comunidades e fóruns na internet e tbm vendida em algumas lojas destinadas a esses artigos. As única proteções que os motociclistas têm são a famosa antena e Deus, mas como a antena deixa a moto menos bonita, muitos não a utilizam, que é o meu caso, apelando apenas para a sorte e bom senso das pessoas que soltam pipa. O que mais me revolta é que quem mais insiste nesse 'esporte', são marmanjos com idade suficiente para serem detidos legalmente e também saber que essa prática pode ser prejudicial à vida alheia. Lembrando que empinar pipa com cerol é crime e dá cadeia. No caso de menor infrator, os pais pagam uma multa de mil reais.

Site da campanha:
http://www.cerol.com.br/

Para quem faz pouco caso ou mesmo quer ter uma noção mais visual do que estou falando:
http://www.netwise.com.br/lagoadaprata/cerol/fotos_fortes.html

As fotos são chocantes, se vc sente alguma repulsão por mutilações por favor não clique no link. Sério mesmo, não abra.

Só pra começar 2009 colocando a mão na consciencia e respeitando a vida. Abraços a todos e tenham um ótimo começo de ano. Que 2009 seja feito de boas estradas, gasolina barata, DPVAT sem aumento e nenhum tombo. Amém!